03/11/2015

Imunologia celular e molecular (Cap. 2) - Abbas

Capítulo 2. Células e Tecidos do Sistema Imune


Resumo


Siglas:
SI: Sistema Imune;
ag: antígeno;
ac: anticorpo;
OLP: Órgãos linfoides periféricos;
sg: sangue;
APC: antigen presenting cell, células apresentadoras de ag;
PMN: Polimorfonucleares;
MO: Medula óssea;
GCF-S: Fator estimulador de colônia de granulócitos 


- As células do SI inato e adaptativo normalmente estão circulando no sangue e na linfa, como aglomerados anatomicamente definidos nos órgãos, e espalhadas praticamente em todos os tecidos.

- A organização anatômica dessas células e sua capacidade de circular e realizar trocas entre o sangue, a linfa e os tecidos são de importância fundamental para a realização de respostas protetoras eficazes contra patógenos.

Desafios do SI para gerar respostas imunes eficazes contra patógenos:

I. O SI deve ser capaz de responder rapidamente a um nº pequeno de diferentes micro-organismos que podem invadir qualquer local do corpo;

II. Na resposta imune adaptativa, poucos linfócitos naives precisam reconhecer e responder especificamente a qualquer ag;

III. Os mecanismos efetores do SI adaptativo (acs e LTefetores) podem ter de localizar e destruir micro-organismos em sítios distantes do local de início da resposta imunológica.


- A capacidade do SI de enfrentar esses desafios e desempenhar suas funções protetoras de maneira eficaz depende de várias propriedades de suas células e tecidos.

Principais células e tecidos do SI e suas principais funções:

MACRÓFAGOS: Estão presentes constitutivamente nos tecidos e respondem rapidamente aos micro-organismos que entram nos tecidos.

NEUTRÓFILOS: Um tipo abundante de fagócito, e os monócitos, precursores dos macrófagos teciduais, estão sempre presentes no sangue e podem ser rapidamente transportados para qualquer lugar do corpo.

TECIDOS ESPECIALIZADOS (Órgãos linfoides periféricos - OLP): funcionam para concentrar antígenos microbianos que são introduzidos por vias comuns de entrada (pele, tratos gastrointestinal e respiratório). A captura do ag e seu transporte para os OLs são apresentados pelas células apresentadoras de ag (antigen presenting cells - APCs) para recolhimento por LTs específicos.

CÉLULAS DENDRÍTICAS: Está presente em quase todos os tecidos, são APCs especializadas em capturar ags microbianos, transporta-los aos tecidos linfoides e apresenta-los para o reconhecimento por LT.

LINFÓCITOS VIRGENS: linfócitos que ainda não entraram em contato com nenhum ag, migram para os OLPs, onde reconhecem os ags e iniciam as respostas imunológicas adaptativas.

LINFÓCITOS EFETORES E DE MEMÓRIA: Circulam no sg, dirigem-se aos sítios periféricos de entrada do ag e são retidos nesse sítio. Isso assegura que a imunidade seja sistêmica (por ex: que mecanismos protetores possam atuar em qualquer local do corpo).

- As respostas imunológicas desenvolvem-se em uma sequência de etapas, e em cada uma delas as propriedades específicas das células e dos tecidos do SI desempenham um papel fundamental.


Células do sistema imune

-As células que apresentam funções especializadas nas respostas imunes inata e adaptativa são os fagócitos, células dendríticas, linfócitos específicos para determinados ags e vários outros leucócitos que atuam para eliminar os ags.

1. FAGÓCITOS

- Fagócitos, incluindo neutrófilos e macrófagos, são células cuja função primária é identificar, ingerir e destruir micro-organismos.

- As respostas funcionais dos fagócitos na defesa do hospedeiro consistem em passos sequenciais:
a) Recrutamento das células para os sítios de infecção;
b) Reconhecimento e ativação dos fagócitos pelos micro-organismos;
c) Ingestão pelo processo de fagocitose e
d) Destruição do micro-organismo.

- Por meio do contato direto e da secreção de proteínas, os fagócitos comunicam-se com outras células de tal forma que promovem ou regulam as respostas imunológicas.

1.1 NEUTRÓFILOS

- Também chamados de leucócitos polimorfonucleares (PMN), forma a população mais abundante de leucócitos circulantes;

- Medeiam as fases iniciais das reações inflamatórias;

- Numerosas projeções membranosas;

- O núcleo é segmentado em 3 ou 5 lóbulos conectados;

- Possuem grânulos de 2 tipos no citoplasma: específico (com enzimas) e grânulos azurófilos (enzimas + outras substâncias microbicidas);

- São originados na MO e originam-se de um linhagem comum com os fagócitos mononucleares;

- A produção de neutrófilos é estimulada por GCF-S;

- Cada neutrófilo circula apenas 6h no sg;

- Os neutrófilos migram para os sítios de infecção poucas horas depois da entrada dos micro-organismos;

- Se um neutrófilo circulante não for recrutado para um sítio de inflamação nesse período, sofre apoptose e geralmente é fagocitado por macrófagos residentes no fígado ou baço;

-Após a entrada no tecido os neutrófilos atua por algumas horas e em seguida morrem.



1.1 FAGÓCITOS MONONUCLEARES

- O sistema fagocitário mononuclear consiste em células cuja função primária é a fagocitose;

- Essas células originam-se de um precursor comum da MO, circulam no sg, sofrem a maturação e tornam-se ativadas em vários tecidos;

- O tipo celular dessa linhagem, que sai da MO e vai para o sg, é completamente indiferenciado e é chamado monócito;

- Os monócitos apresentam núcleo em formato de feijão e citoplasma finamente granular, contendo lisossomos, vacúolos fagocíticos e filamentos do citesqueleto;

















Nenhum comentário:

Postar um comentário